top of page

MEUS TRABALHOS

Nessa seção, você encontra as atividades acadêmicas que considero mais valorosas. São textos, apresentações, relatos de experiências e muitas outras produções. Confira!

Quando a teoria tornar-se humana?

Em que momento seu estudo torna-se significante com prática? Nesse breve relato, trouxe uma consulta que ganhou uma pessoalidade muito grande, devido a experiência positiva e enriquecedora da contra-transferência.

Filme “And The Band Played On*” sob visão epidemiológica

September 16, 2018

Essa produção irá trazer o surgimento da epidemia da AIDS no mundo, focando principalmente nos Estados Unidos, mas também com citações da França. A obra se encaixou muito bem na temática de meu semestre, voltado para infectologia. Entretanto, as considerações aqui feitas estarão mais sob a ótima da epidemiologia, uma vez que ela foi fundamental para o melhor entendimento dessa enfermidade, para que hoje pudéssemos compreender melhor a sua clínica.

Epidemiologia x SUS

September 01, 2018

Apesar da Epidemiologia está presente em toda medicina, tivemos um enfoque maior nela no início do curso, mas agora, um pouco mais maduros, ela retorna. Seus questionamentos inicialmente se mostraram relevantes para a formação. Por isso trago aqui a primeira análise que tive acerca dessa disciplina agora no 6º semestre.

O que é a Pediatria pra mim?

September 16, 2017

Graças a Deus, esse semestre está acabando! Duas grandes alegrias acadêmicas: quando o semestre inicia e quando ele finalmente acaba. Mas essa ansiedade pra acabar é só cansaço mesmo, pois a experiência que tive nesse período foi muito rica, apesar de não ter afinidade com a especialidade em si, o estudo clínico foi bastante proveitoso. Nessa reta final, a professora Katiene Menezes, no componente de Registro de Produção Científica, nos convidou a montar uma exposição intitulada "Olhares para infância e adolescência", na qual cada aluno deveria produzir algo para expor: música, filme, vídeo, fotos, cartazes... Eu resolvi fazer um pequeno vídeo sobre meu olhar desse semestre, e para isso usei algumas fotos da criança mais marcante da minha vida atualmente. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), na 4ª edição de seu Tratado, o pediatra deve ser mais que um médico, ele deve ser um líder e um educador, já que orientará o desenvolvimento biopsicossocial da criança, assegurando um bom desenvolvimento da saúde bucal, nutricional, vacinal, visual, intelectual, sexual, e tudo aquilo que garanta sua integridade.

Eita! Infecção Urinária (ITU)

September 04, 2017

ITU, ou você já teve ou conhece alguém que já teve, não outra opção. Logo quando traçamo os objetivos do tutorial pensei, mas que simples... e a primeira surpresa: é a maior causa de morte em lactentes. Isso mesmo, sem exagero, e aquele dado tão marcante que fixa: 3,5% das febres (> 38,5º C) de origem indeterminada que chegam ao PA são por ITU. Sem dúvida isso foi uma novidade, e pra completar, em lactentes a infecção é oligossintomática, e sem sintomas urinários. Dos pré-escolares até adolescentes os sintomas urinários vão ficando cada vez mais claros. Os lactentes surpreenderam mais um vez, pois sempre ouvimos falar que ITU havia mais em meninas, MAS no 1º ano de vida é mais comum em meninos, isso mesmo, acredite! 

Indubitavelmente, esse tutorial foi muito rico e corrobora para um visão que se torna cada vez mais forte: a medicina é fascinante. Se eu quero Pediatria? NÃO!! Nefrologia ou Urologia? Também NÃO!!! Mas esse tutorial está aqui para mostrar como algo simples pode surpreender e até mesmo ser perigoso. Aquelas doenças mais raras são incríveis, mas essas comuns não deixam de ter seu brilho, justamente por afligirem a maioria das pessoas.

Então só pra mostrar um pouco mais da clínica, está aí o mapa feito para o tutorial!

Corticoide engorda?

July 17, 2017

   Essa pergunta, sem dúvidas, é um das que nesse curto período na área médica já ouvi bastante, ou ainda: engordei por causa do corticoide. Bom, sem dúvida, essa classe possui muitos efeitos adversos, mas sua terapêutica foi fascinante para mim.

   Medicamentos contendo glicocorticoides são utilizados na terapêutica, com variadas finalidades. Isso inclui principalmente terapia de reposição hormonal (em caso de problemas no córtex suprarrenal), terapias de imunossupressão, terapia antialérgica e anti-inflamatória. Nos tratamentos anticâncer, os glicocorticoides, também, têm sido muito utilizados, principalmente, associados a outros medicamentos.

   Nesse período começamos ver as prescrições de um modo mais próximo do cotidiano médico, e só com essa classe pude perceber o conhecimento aplicado no cotidiano, com familiares ou conhecidos que estavam em uso. Como culminância dessa classe, produzi junto com Larissa Esterfanne e Hernando Nascimento, sob orientação da professora Kelle Oliveira, infográficos sobre 10 medicamentos dessa classe. Veja nossa produção!

Diarreia? Todo mundo tem...

July 11, 2017

Primeira coisa que devemos deixar clara: ODEIO MICROBIOLOGIA. Isso mesmo, bem grande, pra ficar bem claro. E então porque falar logo de diarreia, que tem tanta etiologia microbiológica que nem consigo contar? Bom, me deu trabalho de estudar, mas o resultado ficou bom... e a fisiopatologia foi tão legal que superou aqueles vários nomes chatos de patógenos. Nesse post, vai mais que um mapa, vai uma produção com mais algumas imagens que achei bacanas, e umas tabelas (muito trabalhosas) que fiz para deixar os patógenos de forma mais clara, e olha... gostei muito das tabelas, que nem usei tanto no tutorial, para ser sincera, mas estão boas, juro!

Mas deixando de chorar as pitangas, a diarreia também foi um das doenças estudadas no tutorial que chamou atenção por ser tão comum em toda a população e ao mesmo tempo que é autolimitada, é muito incômoda para o paciente. O que mais fixou de tudo o exposto foi: previna a desidratação. Tem um pouco de tudo, é claro, a fisiopatologia tanto da diarreia osmótica quanto da secretora, também fora bem marcantes.

Manter a criança hidratada é muito simples, e ao contrário do que se espera, é principal complicação. Talvez por ser algo tão prevenível e que nem sempre recebe a devida atenção foi o que mais chamou atenção nesse tutorial para a minha conduta médica.

Meu bebê está amarelinho!!!

June 27, 2017

Claramente, Pediatria não é minha área! Mas os assuntos, principalmente dos tutoriais de clínica, estão sendo bem agradáveis. A icterícia prendeu minha atenção sem esforço, pois meus priminhos tiveram assim que nasceram, e logo quando comecei a estudar, a fisiopatologia foi tão bem descrita que me empenhei muito em conhecer tudo da doença. Bom, realmente é muita coisa, as etiologias são bem variadas, mesmo assim foi um assunto não desanimou. O meu mapa/resumo não ficou bom, na verdade está bem bagunçado, mas de qualquer forma, resolvi compartilhar.

O surpreendente foi que apesar de ser comum, devido a imaturidade hepática do bebê, somado a mais bilirrubina devido a menor vida das hemácias, a taxa de óbitos neonatais devido a icterícia que chega a 250 recém-nascidos, bem como a prevalência de sequelas neurológicas, devido a encefalopatia, se não tratada.

Divertidamento e o Desenvolvimento Psicossocial

June 25, 2017

No RPC (Registro de Produção Científica) fomos convidados a assistir Divertidamente e depois correlacionar com a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erick Erickson. Então aqui está minha impressão sobre essas duas produções.

A Teoria foi inovadora para mim, considero muito interessante e bastante proveitoso conhecê-la.

Nascer e Crescer

June 13, 2017

Agora se inicia o 3º núcleo temático, no qual abordaremos a Pediatria. A primeira Oficina do semestre trouxe aspectos muitos interessantes sobre como a infância influencia na vida adulta, com foco no cuidado que a criança recebe além de sua nutrição. Aqui estão algumas observações que considerei como fundamentais após a atividade.

A gestação é um fenômeno imunológico?

March 15, 2017

Tendo-se em vista a temática do nosso período, um importante passo para a compreensão da gestação em todos os seus aspectos é reconhecer a gravidez como um fenômeno imunológico. Sendo assim, a partir de um disparador em aula, buscamos artigos sobre o tema, e aqui está o que considero com principais aspectos do assunto.

Microbiota indígena: qual a relevância?

March 15, 2017

Dentro do estudo de nossos GIPES, procuramos invertigar os aspectos microbiológicos da gestação ao parto. Entretanto, antes de chegarmos a esse objetivo, precisamos conhecer microbiora indígena do ser humano. Para tanto, foi feito um estudo dirigido do artigo "Microbiota indígena de seres humanos". Após a leitura, cada aluno elencou 10 palavras que traduziriam a ideia central do texto. Depois disso, todas essas palavras foram randomizadas e distribuídas de forma aleatória entre os alunos, cada um recebendo 9 palavras. As minhas foram: modificações, equilíbrio (2x), importância, necessidade, homeostase, probióticos, patógenos e saúde. Essas expressões deveriam estar contidas num texto de nossa produção que versasse sobre o tema "Importância da microbiota para a saúde", aqui você pode conferir minha produção.

Bate papo sobre disfunção erétil

March 13, 2017

Durante esse semestre, sempre estivemos falando da reprodução. Entretanto, existem alguns casos dificultam esse processo, como a Disfunção Erétil. A partir de um caso clínico, traçamos os principais objetivos para compreender essa intercorrência e está disponível aqui nesse botão!

Painel fisiológico: Fase Folicular e Proliferativa

February 20, 2017

A Fisiologia Humana é uma ciência fascinante para mim. Nesse período veremos a parte hormonal e reprodutiva, que associa-se à concepção e ao nascimento. Em uma de nossas aulas, foi pedido a confecção de um painel sobre uma parte do ciclo menstrual, visando a orquestra entre o ovário, o útero, a gametogênese e a regulação hormonal. No link, você pode conferir o meu painel sobre a Fase Folicular e Proliferativa. Amei a atividade! A Fisiologia é mesmo fantástica, e esse método é ótimo para a fixação das etapas ♥

Animação: receptores de estrógeno

February 14, 2017

Sabemos da importância de falar das possibilidades de contracepção, e outro método que abordamos foi o Anticoncepcional Oral, que possuem hormônios que simulam o estrógeno e a progesterona que encontramos no nosso corpo. Mas como ele agem? Para responder isso, elegemos estudar o Receptor de Estrógeno que é o receptor hormonal sexual mais bem estudado e serve de modelo para os outros. Tendo isso em vista, produzimos um Stop Motion desse mecanismo, para que sua ação ficasse mais clara. Você pode conferir o vídeo abaixo! :)

O que é vida? #Religião

February 13, 2017

No simpósio onde procurou-se responder "o que é vida?" sob diferentes óticas, meu grupo ficou estudou a visão religiosa das principais correntes. Pudemos ver que há muita distinção entre cada vertente, ao mesmo tempo em que há pontos convergentes.

O que é vida? #Ciência

February 13, 2017

No meu segundo período estamos discutindo da Concepção ao Nascimento, portanto precisamos discutir o que é vida. Para tanto, foi realizado um simpósio, onde cada grupo procurou responder essa questão sob diferentes óticas. A visão da ciência me chamou bastante a atenção, por isso compartilharei aqui a apresentação do grupo.

Camisinha Sem Restrição

January 26, 2017

Tão importante quanto tratarmos da concepção é analisarmos os métodos contraceptivos. Entre eles, o códon merece destaque por também prevenir contra doença sexualmente transmissíveis. Entretanto, o seu uso na nossa sociedade sempre foi atrelado à promiscuidade e infidelidade. Nesse sentido, é importante que haja campanhas que promovam seu uso de maneira mais efetiva. Tendo isso em vista, nos foi pedido que fizéssemos uma campanha inédita em prol da camisinha, escolhemos uma maneira mais lúdica, por ter comprovada eficácia na literatura, além de escolher o Instagram como veículo de informação, por ter um grande alcance.

Medicina é Ciência?

September 20, 2016

Quem se propõe a ser médico, muitas vezes, pretende tratar da forma mais objetiva possível, para que evite conduta errada. A ciência, com seu método, oferece um caminho considerado seguro; mas até onde os protocolos garantem um bom atendimento? A relação médico-paciente parece extravazar o cientificismo, todavia, seria adequado?

Desenhos de Estudos Epidemiológicos

September 18, 2016

A área de pesquisa sempre me atraiu, mesmo antes de iniciar a gradução. Em uma seção tutorial, os objetivos de aprendizagem cercaram os desenhos de estudo epidemiológicos, e essa se tornou uma área que ganhou minha atenção, pela possibilidade que eu caminhe por alguma dessas vertentes, como os ensaios clínicos. Por isso, trago uma síntese de uma parte de meu estudo.

Estudo do meio para formação de médicos engajados com a realidade biopsicossocial

September 07, 2016

Relato de experiência da visita à Lagoa das Bateias

Relatório da Territorialização na USF Nelson Barros

August 18, 2016

Após o processo de reconhecimento territorial, exponho meu relatório sobre a territorialização.

Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica

August 08, 2016

A partir desse artigo (nome no título) foi realizada uma Mesa Redonda de Nutrição e Saúde e um estudo sobre os principais aspectos dos ergogênicos. Confira a apresentação!

Avaliação no processo de aprendizado com metodologias ativas

August 03, 2016

Após a exibição do filme "Mãos Habilidosas", que foi assitido com o viés de perceber a função do feedback no crescimento do personagem, a professora Katiene nos convidou a escrever sobre a implicância do processo avaliativo para cada um.

Aplicabilidade do Portfólio

July 27, 2016

Apresentação das atividades realizadas durante o curso de Medicina na UFBA (CAT-IMS). 

Please reload

bottom of page